Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – O Guia Completo
Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – O Guia Completo
Blog Article
Essa IST é uma das ISTs de maior incidência em nível mundial, atingindo milhões de pessoas a cada ano. Originada pela agente patogênico Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode comprometer indivíduos de ambos os sexos, e, se não diagnosticada e tratada, pode levar a danos à saúde. Neste conteúdo, exploraremos os principais sintomas, formas de transmissão, identificação da doença e maneiras de combate da gonorreia.
O que é a Gonorreia?
Essa infecção é uma infecção bacteriana que afeta sobretudo as mucosas do sistema genital, como uretra, região cervical, ânus e orofaringe. Apesar de que seja facilmente tratável, a demora no diagnóstico pode desencadear complicações sérias.
Principais Sintomas da Gonorreia
As manifestações clínicas da doença podem mudar conforme o indivíduo, e, em alguns casos, a infecção pode ser assintomática. Quando presentes, os principais sinais podem ser:
Manifestações Masculinas:
Secreção amarelada ou esverdeada pelo pênis
Sensação de queimação ao urinar
Sensibilidade testicular
Vermelhidão e inchaço na uretra
Nas Mulheres:
Secreção anormal na vagina
Desconforto miccional
Sangramentos fora do período menstrual
Desconforto na relação sexual
Dor no baixo ventre
Complicações Possíveis:
A gonorreia também pode afetar a verifique aqui garganta, gerando sintomas como dor e vermelhidão, além de atingir os olhos e a região retal, causando irritação, secreção e inflamação.
Formas de Disseminação da Doença
A principal forma de transmissão da gonorreia se dá através de relações sem proteção, abrangendo sexo oral, anal e vaginal. Além disso, a infecção pode ser transmitida de mãe para filho, resultando em complicações para o recém-nascido, como infecção ocular grave.
Métodos de Diagnóstico
A detecção da doença pode ser feito através de exames laboratoriais, incluindo:
Teste de urina: confirma se há contaminação na urina.
Análise de material infectado: amostra de secreção do colo do útero, uretra, garganta ou ânus para análise laboratorial.
Detecção genética da bactéria: análise detalhada do material genético da bactéria.
Tratamento e Prevenção da Gonorreia
O tratamento envolve o uso de antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. No entanto, considerando a evolução da resistência bacteriana, é imprescindível cumprir o tratamento corretamente para prevenir reinfecções.